quinta-feira, 19 de junho de 2014



1 dia de ateliê

- Ir para um lugar externo e se colocar como ouvinte de tudo.
- Escrever um relato, uma descrição, a partir da memória sobre tudo que se ouviu. Descrição técnica, exata, poética.
- Quais conceitos, situações, realidades, formas, dificuldades encontradas?
- Entregamos essa descrição a uma outra pessoa. Eu recebo, leio, decodifico esse texto de uma experiência alheia. E crio algum texto a partir de um outro texto sobre o som.




2 dia de ateliê

Ir para algum lugar externo ou interno como ouvinte de tudo, mas com um gravador. Interagir ou não com esse espaço-tempo, com as pessoas… Deixar gravando e sair ou presenciar. Gravar.
- Entregar esse material para que um outro participante do ateliê ouça.
- Como recebo um texto-som? Como eu recebi um texto-texto sobre o som, no dia anterior?
- A partir desse áudio cada escrevedor então cria um texto. Livre.
[Dia do jogo da COPA] - Fomos para um bar, alguns escrevedores, e gravamos tudo. Cada um de um lugar da mesa, mesa grande, com diferentes pessoas e assuntos concomitantes.
- Alguns transcreveram e leram algumas passagens no dia seguinte de ateliê.



3 dia de ateliê

- Agora, depois de levantar conceitos sobre essas experiências sonoras, e cada um já com algum interesse particular sobre o tema, cada um teve cerva de 1h para ir em busca de gravar suas ideias, recolher sons, paisagens sonoras…
         - Se a língua portuguesa acabasse e você pudesse deixar apenas uma palavra, qual seria?
         - Eu estou colhendo vozes. Você poderia falar uma palavra cheia da sua voz para mim?
         - Você se lembra da primeira vez que viu o mar? Como foi?
         - Estou querendo marcar um horário (dentista, academia, aula de capoeira…)
         - Essa loja tá aqui desde quando?
         - Viagem de metrô.

- Realizamos um trabalho de transcrição. Trabalho árduo, que requer paciência. Diversas descobertas na transcrição. Como transcrever expressões não usuais? Sensações? Tempos que se dão na fala e são a essência da comunicação?
- A partir desse trabalho, cada escrevedor teve tempo para criar um texto que se queria dramático.
- Lemos alguns desses textos.
- Diversas questões surgiram e foram discutidas.




4 dia de ateliê.


5 minutos para fazer um brainstorm sobre suas ideias para um escrita a partir dos áudios e experiêcias colhidas.

5 minutos para escrever o oposto. Tudo que não se quer.

5 minutos para descrever o que será essa cena, o que é? O máximo de informações possíveis. O que acontece.

Reduzir tudo isso a 5 linhas. Uma sinopse.
Reduzir a uma frase.

15 minutos para apresentar quem habita esse texto. Quem: vozes, personagens, espaços. Como sua ideia é habitada? Como é apresentada ao mundo?

5 minutos para se pensar e escrever o espaço. O conceito de espaço. Os conceitos dos espaços dessa cena.

5 minutos para se pensar  e escrever sobre o tempo. A noção de tempo dessa cena. Que ela ocupa no total, na representação, no fabular, dos personagens.


Móbile de Perguntas:

O que é estilo ou não? As transcrições nos mostram que a fala do cotidiano de muitas pessoas é extremamente poética e cheias de figuras de linguagem. E por que não escutamos com esse valor?


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