sexta-feira, 5 de abril de 2013

Primeiro encontro do ateliê dia 03/04/2013


Observações:
1 - Começamos atrasados, quase 30 minutos. Tentamos esperar todos estarem. 
2 - Por ser o primeiro dia, acho que falou-se muito. Foi bom. Mas não conseguimos concretizar nossos objetivos de ler os 3 textos que levamos e fazer os 2 exercícios iniciais. 
(serve para pensarmos no ateliê da funarte). Penso ser mais produtivo fazermos os exercícios primeiro de falar tantas coisas. Pelo menos uma sensação de esforço, de atividade, de ação pela escrita, antes do pensamento, das palavras faladas. 
3 - Contudo foi interessante nosso primeiro encontro e as pessoas se mostraram interessadas.

Algumas pessoas disseram que estavam indo ao encontro sem saber o que poderia ser o 'ateliê de dramaturgia. Em Belo Horizonte este projeto é pioneiro. 

________________________________


SARAH: formada em teatro e letras.

  - Disse que gostava mais de escrever prosa-poética do que (dramatugia) teatro. E suas experiências a levaram à dramaturgia. 
  - 'Não quero um lugar superficial'. 
[ o que difere os gêneros? o gênero é uma questão? ]

  Projeto inicial: Sarah levou 3 ideias. Mas concretamente não disse do que se tratava as 3. Leu uma delas. Um texto grande, que parecia estar pronto. Ela disse que havia começado como um conto poético, mas que no caminho havia alguma coisa de dramático. Ela gosta de pensar o texto no papel, a disposição das palavras, a arquitetura, onde vira a página. É um texto desmontado.

SORAYA: formada em teatro e letras.

  - 'Não tem um dramaturgo que me atenda'. Eu quero ser a (dona) responsável pelo meu discurso.

  Projeto inicial: Soraya não levou nada escrito mas disse: 'eu quero fazer um teatro político a partir da minha experiência'. Identidade NEGRA. Ela se incomoda muito com a forma, vulgar, que alguns escritores falam desse 'lugar' do negro. Mas Soraya disse uma sinopse do que quer: "Eu quero escrever um texto sobre uma menina negra que queria ser paquita."

HENRIQUE: formado em teatro e história.

  - Disse que o contato que teve com dramaturgos (cursos e oficinas) foi muito teórico.
  - Só consegue criar a partir de vários estímulos.
  - Não tem muita experiência com a escrita.

  Projeto inicial: Talvez tentar algo relacionado a um projeto que está desenvolvendo (com duas amigas). O tema começou sendo o fracasso, depois o tempo. Está lendo a obra de Virgínia Wolf (Orlando). É sobre uma mulher que acorda homem. Lendo também um texto de Gilberto Noll.

MARÍLIA: formada em cinema.

  - Questões com a profissão de roteirista, as diferenças do cinema e do teatro.

  Projeto inicial: Quer trabalhar sobre a figura andrógina. O travesti. Mas não quer caricaturar essa figura, não quer fechar numa específica. Está buscando o que quer dizer sobre isso.

JOÃO: formado em cinema, comunicação.

  - Procura no roteiro, alguma coisa de dramaturgia, algum valor literário. Disse que ninguém compra um roteiro para ler. É muito pobre essa área, é muito técnico. Que o cinema que mais tem crescido é o documentário, o vídeo, que falta a tradição de qualidade dramatúrgica nos roteiros.

  Projeto inicial: Pensou em trazer um de seus roteiros. Não sabe como ter uma ideia. Tem desejo de trabalhar com diálogos curtos.

MARCOS: formado em teatro, mestrando.

  - chegou atrasado. 

  Projeto inicial: Trazer o texto que está desenvolvendo para o projeto Janela de Dramaturgia. Seu texto já tem um nome: 'Anã Marrom'. Esse é um conceito astronômico: é um corpo celeste que não é nem planeta nem estrela. Esta no meio dos dois. Não tem tamanho suficiente para criar sua luz própria.

ANA: formada em comunicação. mestrado em história. Performer.

  - Tem interesse em roteiro. Pouca experiência em dramaturgia.
  - Gosta de escrever em forma de LISTA. Não se preocupa com o que é ou não dramaturgia.
  - Comprou um caderno novo para o ateliê. E isso é muito bom, pra ela.

  Projeto inicial: Pensa em fazer algo relacionado a um trabalho que tem que desenvolver para uma disciplina da pós-graduação em performance. Não tem ideia de nada ainda. Tem GRANDE interesse na escrita performática.

RAYSNER: formado em teatro.

  - Sempre escrevo sozinho e chamo as pessoas para montarem.
  - Tem achado difícil trabalhar com coletivos criadores e ser o dramaturgo no meio desses processos.

  Projeto inicial: Trouxe um argumento. É um trabalho que está desenvolvendo para um TCC. Algumas frases: "Ela faz tudo sempre igual. Uma mulher. Assim é sua vida. Como sua mãe, sua avó, sua bisavó. Mas tem a TV. Ela não acha ruim sua vida. Achar o que? Mas e se um dia ela pudesse ir lá na TV cantar? Melhor não comentar com o marido."


OBSERVAÇÕES DO VINÍCIUS:

1. Escrita teatral - Gêneros literários
2. Relações dramaturgia - Roteiro cinematográfico
3. A dificuldade de escrever um texto sem testá-lo, desde já, na cena
4. Dramaturgia como lugar do discurso do artista
5. Performance - Dramaturgia
6. Dramaturgia - Palavra - Diálogo
7. O desafio do 'começo' / escolha, seleção / mote inspirador
8. Escrita performática
9. Estética contemporânea ?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário